domingo, 16 de junho de 2013

Cartaz Essencial #18

"Jackie Brown" de Quentin Tarantino



Mais um filme de Tarantino…

Este de 1997 e como tal mais preso às lógicas “old school” da sua arte, com isto quero dizer que Jackie Brown está mais ligado a filmes como “Pulp Fiction” ou “Reservoir Dogs” do que aos seus trabalhos mais recentes “Kill Bill” “Inglorious Bastards” ou “Django (filmes de maior orçamento).

A verdade é que os filmes de Quentin Tarantino ganham vida própria, têm o seu próprio caracter apesar de todos eles apresentarem traços semelhantes (afinal partem da mão de um artista com um estilo bem vincado). Devo no entanto admitir que de todos eles este foi o que menos me agradou. Talvez por a disposição não ser a melhor, talvez por estar mal habituado, talvez por ter começado a ver o filme com sono…

A verdade é que Jackie Brown é um filme que exige muita atenção, exige concentração e acima de tudo exige paciência (não no sentido negativo uma vez que cria uma tenção positiva). Além disso apesar de ser um filme de “crime” a acção é quase nula e se esperam banhos de sangue e violência (exceptuando a verbal) desenganem-se!

No entanto a narrativa é genial, Tarantino é um “Storyteller” nato, concessiona uma ideia e munindo-se de um elenco escolhido a dedo (vejam!) materializa-a em fita de uma forma genial. Recorrendo a desagregações e repetições conta uma história complexa e ramificada de forma coerente e perceptível.

Resumindo, é um bom filme. Tarantino está lá, no entanto é uma versão soft, perspicaz e sóbria de Tarantino…

Não será a melhor escolha para quem quer descobrir o trabalho deste senhor mas é um filme obrigatório sem dívida!

Bons Filmes =)!

Artista

4 comentários:

  1. Acho que nunca vi um filme dele. Imagino-os todos demasiado sangrentos à excepção do Django. E como a primeira vez que ouvi falar nele foi quando saiu um filme de terror dele ainda com pior imagem fiquei xD

    ResponderEliminar
  2. Olá! Chamo-me Maria, tenho 14 anos e um blog que está prestes a fazer 10 meses!! Para isso, eu queria contar com a ajuda de algumas pessoas. Estou quase na minha meta e se, no dia 13 de Julho conseguisse ter 260 seguidores ficava radiante! Era o melhor presente que me poderiam dar :)
    Para isso deixo aqui o link do meu blog: http://theotherprincess.blogspot.pt/
    Se quiser, sem obrigar a nada, seguir eu ficaria grata! Se quiser que eu siga, diga-me o link do seu blog e dou por lá um saltinho! :)
    Obrigada e beijinhos doces da Maria :3

    ResponderEliminar

Obrigado por comentares, isso significa muito para nós =) !!