quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cartaz Essencial #17

"O Grande Gatsby" de Baz Luhrmann

"The Great Gatsby"



Parece que o crítico da revista "Empire" e eu vimos dois filmes completamente diferentes, digo isso pelo facto de este ter atribuído a classificação de duas estrelas (de 0 a 5) ao Grande Gatsby.

Este filme certamente não é para os puristas que esperam um retrato detalhado e fiel dos anos 30, não, e é verdade que pode pecar pelo exagero e que talvez tenha sido esse mesmo exagero a originar as más críticas...

Discordo delas mas percebo-as pois em certos pontos parece que os anos trinta e o século 21 se unem numa forma híbrida e estranha, um verdadeiro caleidoscópio de luz e cor "retro", eu pessoalmente adorei o conceito...

A montagem é interessante e vem ainda reforçar mais o dinamismo de algumas cenas (nomeadamente no inicio do filme), a banda sonora também é curiosa e de igual forma controversa uma vez que faz uso de músicas actuais, coisa que (tal como em Django) não agradou a todos.

Eu gostei do caminho escolhido pelo realizador Gaz Luhrmann, não se deve ter medo de experimentar coisas novas e um realizador enquanto artista que acredita na sua arte deve trazer a sua visão a publico, para o melhor ou para o pior.

O Filme Grande Gatsby parece ter dois momentos, um extremamente dinâmico, vibrante, cheio de cor e outro com um tom mais soturno, sóbrio no entanto cheio de emoções onde todo o mistério é desvendado e o drama se ramifica em direcções imprevistas. Não posso contar mais !!

É impressionante a forma como Leonardo DiCaprio interpretou Gatsby. Criou à volta dessa personagem uma personalidade tão vincada, tão rica, cheia de facetas e pequenas nuances que mesmo que o enredo do filme seja dúbio (como chega por vezes a ser) nos consegue prender ao ecrã prateado de forma religiosa.

Resumindo, gostei do do filme, não é um trabalho genial mas destaca-se tanto pela diferença como pelo facto de tentar trazer algo de novo. Vale a pena ver principalmente se forem fãs do Leonardo DiCaprio (e de certo que haverá muitas meninas por aí que o são xD).

DiCaprio, "old chap", conseguiste outra vez, és realmente o talento ignorado pela academia.

Bons Filmes (ou bons estudos =p).

Artista

4 comentários:

  1. Tive para ir ver este filme mas depois desisti lol

    R: sim,realmente não me posso queixar mesmo! :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. eu quero muito ver este, depois dos exames! :p
    gostei da tua crítica, deu para aprender umas 3 palavras novas praí xD

    ResponderEliminar
  3. Não sou nada fã do DiCaprio xD
    Nem acho que seja o meu género de filme, mas tenho de ver o trailer primeiro.

    Bons estudos e bons filmes :D

    ResponderEliminar
  4. Eu quero muito ver esse filme, gosto muito do Leonardo DiCaprio :)

    ResponderEliminar

Obrigado por comentares, isso significa muito para nós =) !!