segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cartaz Essencial #5

"O Hobbit: Uma Viagem Inesperada" de Peter Jackson

(The Hobbit: An Unexpected Journey)



Eu sou suspeito para falar deste filme uma vez que sou um grande fã de J.R.R Tolkien e da trilogia "Senhor dos Anéis" no entanto aqui vai.

Estavamos em 2010 e a realização deste filme era apenas um boato, eu tinha acabado de ler o Hobbit e já sonhava com uma possível adaptação desta historia ao grande ecrã.

Muito se falou nos muitos meses que se antecederam à realização deste épico, desde o afastamento de Peter Jackson à possível realização por parte de Guillermo del Toro (que já tinha mesmo começado a trabalhar o filme)  até ao novo regresso de Jackson à sua casa, a terra média.

É o primeiro filme a ser captado e projectado em 48 frames por segundo (HFR), ou seja o dobro do cinema clássico, (os frames por segundo referem-se basicamente às imagens captadas/projectadas por segundo, tradicionalmente 24fps).

 Esta tecnologia tem vindo a ser alvo de controvérsia sendo que alguns dizem que retira a "magia" do cinema, que torna tudo "real de mais" uma vez que praticamente nenhum detalhe escapa a esta grande qualidade de imagem (más noticias para a malta dos adereços, cenários e efeitos especiais...)

Eu pessoalmente não desgostei desta tecnologia, reparei apenas que algumas sequências do filme parecem demasiadamente aceleradas, não transmitindo a sensação de movimento natural.
Recomendo, quanto mais não seja pela experiência.

Mas agora passemos ao filme em si.

The Hobbit: An Unexpected Journey (a primeira parte de uma nova trilogia) é um filme muito bem conseguido, passa-se 60 anos antes de Frodo ter herdado o pesado anel. O ambiente também é diferente, trata-se um filme muito mais solarengo e divertido, isto em relação a todos os filmes da trilogia do anel (mais sombrios e densos).

O filme foge muito ao livro sendo que algumas partes são mesmo originais (muitas delas não acontecem na história original de Tolkien) algo que é normal nas adaptações de Peter Jackson, o mesmo já tinha acontecido com a trilogia do anel.

Aproveitem enquanto ainda está em alguns cinemas porque é um filme muito bom e que vale a pena ser visto no grande ecrã.
Certamente deixará agua na boca !!

A estreia dos próximos filmes está prevista para:

The Hobbit: The Desolation of Smaug 13/12/2013
The Hobbit: There and Back Again 18/07/2014

Se já viram digam o que acharam!

Bons filmes =) !!

Artista

1 comentário:

  1. se não falas do cabin in the woods levas um murro, Artista!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentares, isso significa muito para nós =) !!